segunda-feira, 24 de maio de 2010

Frutas Exóticas - Madressilvas

Lonicera caerulea é uma espécie do gênero botânico Lonicera, da família das Caprifoliaceae, nativa da China e regiões temperadas do  Hemisfério Norte. O  nome latino é caprifolium e, em Inglês, diz-se honeysuckle. Dizem que o seu nome latino tem origem na agilidade das cabras, porque é capaz de trepar como elas. O seu nome inglês tem origem no seu coração de mel. Em Francês, diz-se chèvrefeuille. Na França, acreditam que se se construir uma casa no lugar onde nasceu uma madressilva a casa será robusta. Daí o seu significado francês esteja ligado à longevidade e às ligações fortes.[1]

É um arbusto  que cresce de 1,5 a 2 m de altura. Suas folhas são opostas, ovais, de 3 a 8 cm de comprimento com 1 a 3 cm de largura, verdes, com uma textura cerosa. As flores são de coloração amarela esbranquiçadas, com cinco lóbulos iguais.  Segundo alguns autores existem nove variedades consideradas como subespécies.[2] São muito cultivadas por suas lindas e perfumadas flores

O cultivo de madressilva na Rússia começou na primeira metade do século 18 como planta ornamental, e onde se cultivam muitas variedades.   Há plantações industriais na Sibéria Ocidental, em Altai, Ural, Médio Volga e no noroeste da Rússia. É amplamente distribuída na jardinagem amadora.
A fruta é uma baga azul de aproximadamente 1 cm de diâmetro   contêm flavonóides, antioxidantes, açúcares,    pectina, vitaminas C, A, B 1, B 2, B e D. São usadas frescas para doces e compotas e também  para fins medicinais.  Os antigos a usavam para curar soluços.   A planta tem uma elevada qualidade decorativa. 

Fontes: [1] http://amorizade.weblog.com.pt/arquivo/2005/01/madressilva.html; [2]wikipedia; [3]http://www.agroatlas.ru/cultural/Lonicera_K_en.htm

2 comentários:

  1. Olá! Gostei muito da escolha dos assuntos que você escolheu.
    Vim retribuir a gentileza em você hospedar-se em minha lista de seguidores. Fico-lhe grato pela visita.
    Aproveito para sugerir (eu não encontrei na lista de marcadores) uma postagem sobre os efeitos curativos da aloe vera (babosa).

    Eu publiquei algo sobre essa fantástica planta depois que minha filha foi picada por uma aranha marrom, na perna. (http://zerguishow.blogspot.com/2010/04/aranha-marrom-x-babosa.html)

    É impressionante como a seiva de suas folhas eliminam o veneno, que provoca a necrose de tecidos.

    Agradeço também pelo banner, que auxiliará aos meus visitantes a conhecerem o seu blog tão útil.

    Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço muitíssimo sua visita e suas palavras elogiosas. É uma honra seguir seu blog. Um forte abraço e volte outras vezes.

    ResponderExcluir