segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Avelós contra o câncer

Avelos, Figueira-do-diabo, dedo-de-cão, espinho-de-cristo.
Em uma matéria da reporter do Tribuna do Norte, chamou-me atenção para uma erva que está sendo testada para tratar o câncer: um remédio preparado a partir da seiva leitosa de um arbusto brasileiro de nome cientifico Euphorbia heterodoxa Mull Arg.

As seivas de várias espécies de Euphorbia têm sìdo utìlìzadas em medicina popular desde pelo menos 400 A.C. devido às suas propriedades corrosivas. A Euphorbia heterodoxa é vulgarmente conhecida como mata-verrugas porque sua seiva - usada pelos indígenas do Amazonas e posteriormente pelos colonizadores holandeses, portugueses e gauleses no nordeste do Brasil - era considerada eficaz quando aplicada em verrugas e tumores, particularmente nos localizados na face.

Sabe-se que um médico brasileiro chamado Panfílio introduziu o avelós na medicina convencional pelos anos 1880 ou 1890, mas esta planta permaneceu obscura até a década de1980. Hoje é vendida nos Estados Unidos e Brasil em forma líquida por médicos naturalistas. A literatura promocional recomenda o consumo de cinco gotas em meio copo de água ou chá de ervas, três vezes ao dia, para o tratamento de câncer, tumores benígnos, cistos e verrugas. O avelós também é comercializado na forma de pomada para aplicação local.

Por ser uma espécie relativamente pouco conhecida, a planta do avelós, aparentemente, nunca foi analisada quimicamente. Entretanto, é de amplo conhecimento que cerca de 90% das espécies da família das Euphorbiaceas (eufórbio) produzem uma seiva branca semelhante ao látex que é extremamente irritante para a pele e membranas mucosas e podem produzir inflamação na pele, conjuntivite nos olhos, queimação na boca e garganta, diarréia, e gastroenterite. Os pesquisadores já demonstraram que os extratos de certas plantas na família das Euphorbias realmente demonstram atividades anti-leucêmicas que poderíam ser atribuídas ao fato de que contêm certos ésteres diterpênicos. Fonte: cantoverde.org

De uma garrafada (preparo de ervas medicinais) tipicamente nordestina pode surge a mais nova  esperança no tratamento contra o câncer. O produto, chamado de AM-10, foi desenvolvido a partir de uma planta conhecida como avelós e se mostrou eficaz nos primeiros testes realizados em pacientes terminais da doença.
“Nos testes in vitro a droga funcionou bem contra as células do câncer, em seguida testamos em ratos e cachorros e depois em pacientes terminais da doença e que já utilizaram outras drogas. Nesses casos também tivemos resultados positivos. Não é uma panaceia que vai curar todos os tipos de cânceres. Temos sim um produto brasileiro que vai ser uma ferramenta muito boa nas mãos dos médicos para o tratamento de diversos tipos da doença”, disse o farmacêutico e coordenador da pesquisa, Luiz Pianowski.(http://www.tribunadonorte.com.br/noticias/115470.html)



Mais informações sobre o avelos: http://www.youtube.com/watch?v=TUeiZqUEuBc

Nenhum comentário:

Postar um comentário