quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Zimbro, diurético e expectorante

O Zimbro já era utilizado na antiguidade por suas propriedades medicinais, que já à essa altura, serviam para muito mais além de aromatizar bebidas alcoólicas. Da família das Cupressáceas,  vegeta em terrenos pedregosos e em bosques montanhosos de toda a Europa. No Brasil, é encontrado principalmente nas regiões de clima temperado.

Zimbro ( Juniperus communis ) é um arbusto de 1 a 3 metros de altura de folhas perenes, curtas e espinhosas. Seus frutos são bagas azuis ou pretas de sabor muito doce e resinoso. A planta inteira contém um oleo essencial rico em terpenos. Suas bagas, a parte a ser utilizada, tem as seguintes propriedades:

Diuréticas - o óleo essencial do Zimbro tem o efeito de aumentar a filtragem nos rins, produzindo com isso mais urina. Seu uso é indicado em casos de edemas por insuficiência cardíaca e como depurativo para eliminar o exceso de ácido úrico (infusão das bagas);

Expectorantes e anti-sépticas dos bronquios - usada no tratamento complementar em todo tipo de infecções broncopulmonares, inclusive tuberculose;

Aperitivas, tonificantes do estômago e carminativas. Pode-se nesse caso engolir as bagas inteiras (como pílulas) ou tomar a infusão de 30g de bagas por litro de água, tres vezes ao dia. Sobre a mucosa gastrintestinal, o óleo essencial do Zimbro leva a uma maior vascularização da mucosa, regulando a atividade das glândulas digestivas e dos músculos da via gastrintestinal,  exercendo grande atividade antibacteriana;

Emenagogas - provocam maior aluxo de sangue para os órgãos genitais;

Revulsivas - externamente em fricções, a essencia do zimbro em solução alcoólica alcalma as dores do reumatismo e da artrose.

Apesar de ter tantas propriedades medicinais, desaconselha-se o seu uso em caso de gravidez e de nefrite, pois em doses altas pode produzir albuminúria.

O zimbro também é utilizado na culinária, para marinar carnes. Utilizam-se suas bagas aos pedaços ou moídas também para temperar peixes, legumes e saladas cruas.
Fonte: Enc. Plantas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário