quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O poder medicinal da Salsaparrilha

Ela ja era conhecida por Dioscórides na antiguidade. Seu nome designa várias espécies americanas do genero Smilax que se encontram na regiao equatorial. Eram usadas pelos indigenas como depurativas, e tambem lhes eram atribuidas virtudes curativas sobre as siíilis, infelizmente infundadamente. Pertence à família das Liliáceas, e é uma trepadeira de folhas grandes com bordos espinhosos. Suas flores são brancas e os frutos vermelhos ou enegrecidos.


A salsaparrilha contém glicosídeos, resina e um oleo essencial que lhe confere as propriedades diuréticas, sudorificas, depurativas, aperitivas e lubrificantes.  É muito indicada no combate ao excesso de ácido urico e de outros residuos organicos.

A infusão de 30-40g do rizoma triturados em um litro de água, da qual se tomam 3 a 5 xícaras/dia, antes da refeições, combate o reumatismo, artritismo, gota, as afecções dermatológicas como a acne e a eczema. Em doses elevadas,  produz náuseas e vômitos. Náo se recomenda o uso de suas bagas, que são muito toxicas.

As bagas da Salsaparrilha são muito tóxicas.

Outras espécies de Smilax:

Além da salsaparrilha (Smilax aspera L.), que cresce na Europa, existem outras espécies na América do e sul da Europa.:

- Salsaparrilha-mexicana ou de Vera-Cruz (Smilax aristolochiaefolia Miller.), que prolifera em Vera Cruz e outros lugares no México.

- Salsaparrilha-de-Honduras (Smilax regelii Killip.-Morton), própria da América Central e Antilhas.

- Salsaparrilha-da-Jamaica (Smilax ornata Lam.), prolifera na América Central e Antilhas.

- Salsaparrilha-do-Pará (Smilax spruceana A.D.C.), também chamada salsaparrilha do Marannhão ou salsaparrilha-de-Lisboa, própria do Brasil.

- Salsaparrilha-Filipina (Smilax leucophylla Blume), que se cultiva na Malásia, Indonésia e Filipinas. Existem várias especies do gênero Smilax cujas folhas são usadas como verdura e outras cujas raízes e rizomas são utilizadas como alimento. Utiliza-se a salsaparrilha como espumante em diversas bebidas refrescantes devido às saponinas que contém.






Fonte: Enc. Plantas Med.

Nenhum comentário:

Postar um comentário