segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Frutas exóticas - Pulasan

O Pulasan, (Nephelium mutabile Blume) da família das Sapindaceae, é uma fruta tropical muito parecida ao Rambotan e às vezes confundido com ele.  Tem vários nomes comuns, incluindo Pulasan em Inglês , espanhol e malaio , kapulasan na Indonésia , ngoh khonsan na Tailândia, e bulala no Brasil. Na Birmânia é conhecida como kyetmauk; nas Filipinas: Karayo (Tagalog); Indonesia: pulasan; Malasia: meritam (Sabah, Sarawak)

Seus espinhos são mais curtos que os do Rambutão
Geralmente consumido fresco, é mais doce que o Rambotan e a Lichia, sendo  raros fora do Sudeste Asiático. Sua polpa é muito doce, também muito semelhante ao rambutão. A árvore do Pulasan atinge até 15 metros de altura, sendo muito ornamental , florescendo em ambientes tropicais quentes e úmidos. Suas flores são esverdeadas e seu fruto é ovóide, com 5m a 7,5 centímetros de comprimento, vermelhos escuros, podendo haver um ou dois pequenos frutos subdesenvolvidos aninhados perto do tronco. Dentro é  brilhante, com polpa branca ou branco-amarelado. A semente é oval, retangular ou elipsóide, marrom, levemente achatado de um lado, e 2-3,5 cm de comprimento.

 Embora muito semelhante ao Rambutan, o Pulasan  tem os espinhos mais curtos que aquela fruta. A carne é muito doce e suculenta, e se separa facilmente da semente, muito mais facilmente do que o  Rambutan (Rambutão). Além disso, ao contrário da semente da Rambotan, a semente da Pulasan é facilmente comestível. Tem um sabor ligeiramente semelhante ao de amêndoas. A fruta é rica em fibras, gorduras, carboidratos, ferro e cálcio e é antioxidante. As folhas e raízes são empregadas em cataplasmas. A decocção da raiz é administrada como febrífugo e vermífugo.
Fp: www.hortpurdue.com

2 comentários:

  1. Bom dia,
    Onde encontro mudas dessa frutas?
    bernardes_leandro@hotmail.com
    Desde já, grato!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, por favor quero quero comprar algumas mudas, me digam onde encontro. Resposta para rosildaknd@hotmail.com

    ResponderExcluir