quarta-feira, 9 de março de 2011

Lúpulo, calmente dos nervos

Digestiva, aperitiva, sedativa e sonífera.
Um naturalista romano chamado Plinio batizou esta planta com o nome lúpulo, porque ela se apodera das hortas por onde cresce, como se fosse um lobo (lupus em latim). Desde a idade média a lupulina é utilizada para aromatizar e conservar a cerveja e paulatinamente se estão descobrindo suas numerosas propriedades.

Da família das Canabináceas,  o Lúpulo (humulus lupulus L.) é uma planta trepadeira cujo caule pode crescer até os 6 metros. É uma planta dióica (produzem flores masculinos ou femininos em sua estrutura) cujos indivíduos femininos produzem inflorescências globulosas que adquirem a forma de uma pinha quando madura. 

Segundo estudos, o lupulo contem  ácidos amargos que são  antimicrobianos potentes. O lupulino, pó que se desprende quando se sacodem as pinhas do lúpulo contem uma essencia rica em terpenos que lhe confere ação sedativa e sonífera. Nas pinhas também há flavonoides de ação estrogênica e anti-séptica.

 A infusão com 10-20 g dos cones do lúpulo por litros de água, da qual se tomam 3 ou 4 xicaras diárias, combatem o nervosismo, a insônia e as enxaquecas. Esta mesma infusão aplica-se quente em compressas sobre a zona que sofre a nevralgia.  Na inglaterra vitoriana, enchiam-se os travesseiros com pinhas de lúpulo para conter a hiperexcitação sexual nos jovens (ação anafrodisíaca).

Fonte: Dr Roger Pamplona , Enc. Plantas Medicinais

Um comentário:

  1. ola edilza parabens pelo texto muito bom seu blog sobre plantas
    estou te seguindo ta
    se voce quiser seguir o meu agradeço
    abraços e sucessos
    http://audienciadatvrealtimes.blogspot.com/

    ResponderExcluir