sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Arando: excelente para os diabéticos!

Ela habita terrenos montanhosos e siliciosos de toda a Europa. Na Espanha, apenas se encontra nas montanhas da metade norte. Em Portugal, aparece nos pinhais e matos das montanhas desde o Alto Minho à serra da Estrela. No continente americano, pode encontrar-se em zonas montanhosas e frias de ambos os hemisférios1.
arando,mirtilo,blueberry
No Brasil,  em um vale da Serra Gaúcha, em Forqueta, região de Caxias do Sul,  uma família inteira trabalha no cultivo dessa planta, que entre nós recebeu o nome de Mirtilo. Foi trazida para nossa terra há 21 anos atras pelo agrônomo Alverídes Santos. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) comprovaram que o mirtilo produzido no Brasil tem as mesmas características do blueberry – a versão original da fruta, cultivada nos Estados Unidos e na Europa – e possui a mesma quantidade de pigmentos antocianínicos2.

Por suas propriedades alimentícias e medicinais, os frutos do  Arando entram na composição de varios preparados farmacêuticos, ja que suas excelentes qualidades medicinais ainda não puderam ser ultrapassadas pelos produtos de síntese quimica. Em Portugal  é conhecida como uva-do-monte, arando, erva-escovinha; na Espanha como Arandano e uva de bosque; na França como mirtille e em paises de lingua inglesa, blueberry, billberry, whortleberry.

É uma planta da família das Ericáceas, que atinge de 25 a 50 cm de altura. O seu fruto é uma baga, inicialmente vermelha, e que se torna azul-escura quando amadurece. Contém diversos ácidos orgânicos (málico, cítico, etc) de ação tonificante sobre o aparelho digestivo, açúcares, taninos, pectina, mirtilina (glicosídeo corante), antocianinas e vitaminas A, C e B. Além das propriedades alimentícias são também adstringentes, antidiarréicos, anti-sépticos e vermífugos. São indicados para:
- Alterações circulatórias: combate varizes, flebites, úlceras varicosas e hemorróidas, através das antocianinas que protegem as paredes dos vasos capilares e venosos.
- Degeneração da retina: O poder de melhorar a visão atribuído ao mirtilo é uma história que vem desde a Segunda Guerra Mundial, quando os pilotos britânicos comiam mirtilo antes dos vôos noturnos. Eles acreditavam que assim enxergavam melhor os alvos inimigos. As antocianias atuam sobre os capilares da retina melhorando a irrigação das células sensíveis à luz.
- Diarréias: especialmente as infecciosas causadas pela alteração da flora intestinal. O seu efeito anti-septico, elimina a flatulência quando provocada por fermentações e putrefações intestinais. Desinflama e normaliza o funcionamento do intestino, especialmente o cólon. Foi comprovado cientificamente que tanto as folhas quanto as bagas do arando, impedem o desenvolvimento excessivo dos colibacilos (Escherichia coli), causadores da alteração da flora bacteriana e muitas infecções urinarias.
- Parasitose intestinal: especialmente os oxiúros, nesse caso é recomendável a cura de arandos.
- Infecções urinárias: o suco fresco ou o extrato exercem ação anti-séptica sobre órgãos urinários como a bexiga ou a uretra.
- Afecções da pele: O suco fresco do arando ou em forma de loção concentrada feita por decocção.

As folhas do Arando, merecem uma menção especial. Contêm taninos, glicosideos flavonoides e glicoquinina, substância que reduz o conteudo de glicose (açucar) no sangue. Têm portanto os mesmos efeitos adstringentes e antidiarreicos que os frutos, mas alem disso são hipoglicemiantes. Dai a sua utilidade para os diabeticos, pois permitem baixar a dose de medicação oral ou de insulina.
Cura de Arandos
De meio a um quilo diario, quer frescos quer cozidos em purê. Ingerem-se como unico alimento por um periodo de 3 a 5 dias. As pessoas que se sintam fracos durante a cura podem tomar ate 3 ou 4 copos de leite diariamente.
Fonte: Enc. das Plantas
1 http://www.saudelar.com/edicoes/2001/maio/principal.asp?send=fitologia.htm
2; 3- http://www.todafruta.com.br/todafruta/mostra_conteudo.asp?conteudo=5570

5 comentários:

  1. Excelente blog. Gostei muito. EStou acompanhando, depois passo pra ler. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Ola, Sarah,
    Grata pelas carinhosas. Seja sempre bemvinda!

    ResponderExcluir
  3. Excelente blog, gostaria de saber como adquirir o fruto e a planta do arando!

    e-mail ariosvaldo_miranda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Boa noite. Onde achamos o arando para comprar?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia.Gostaria de saber onde compro o arando? Obrigada

    ResponderExcluir