segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Primeira rede social do Brasil voltada para a área de saúde e qualidade de vida*

banco de saude
O Portal Banco de Saúde, site dedicado a oferecer informações de confiança em saúde, lançou recentemente a primeira rede social do Brasil que trata de qualidade de vida e bem-estar.

Fundado em 2008 pelo médico José Hamilton Vargas, com objetivo de revolucionar a forma com que as pessoas cuidavam da própria saúde e da de seus familiares, o site conta com uma equipe de médicos, programadores, nutricionistas, dentistas, enfermeiros, profissionais de educação física, fisioterapeutas, profissionais de marketing e jornalistas, todos colaborando para levar mais saúde e qualidade de vida para dentro e fora da internet.

Agora o portal lançou-se como o primeiro site do Brasil a ter uma rede social voltada para a área de saúde e qualidade de vida, as Comunidades de Saúde. Um ambiente onde os membros podem compartilhar informações, trocar experiências de vida e obter apoio mútuo, tendo a sua disposição um conteúdo de confiança sobre saúde.

Entusiasta da nova geração que transformou a internet usando os blogs, redes de relacionamento e comunidades na Web 2.0, o Banco de Saúde está introduzindo uma nova forma de pensar em saúde e qualidade de vida.

Por meio das Comunidades de Saúde o site vem revolucionando o uso das redes sociais, que antes eram usadas basicamente para fins de entretenimento e diversão, buscando assim , incentivar uma vida mais saudável.

As Comunidades de Saúde foram criadas para as pessoas poderem compartilhar idéias, tirar dúvidas, apoiar umas às outras e espalhar uma vida melhor, transformando informação em atitude.

Além de proporcionar um espaço com mais qualidade para quem quer trocar informações sobre saúde na internet, a rede social conta com a participação e o apoio de diversos profissionais da área de saúde, que se disponibilizam em tirar dúvidas e oferecer um conteúdo relevante para os usuários.

Nas Comunidades de Saúde você tem a oportunidade de trocar idéias, conversar sobre saúde, contar a sua história, buscar apoio e também fazer de sua experiência inspiração para uma vida melhor.  Para fazer parte da rede social basta acessar www.bancodesaude.com.br e trocar experiências com diversas outras pessoas que incentivam uma vida com mais qualidade.

*Release publicado a pedido.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Valeriana, a planta que acalma os nervos

A Valeriana produz efeitos bastante diferentes, conforme atua sobre os seres humanos ou sobre os animais. Aos primeiros proporciona um notável efeito sedativo, enquanto aos segundos estimula vigorosamente. Assim, por exemplo, os gatos ficam eufóricos quando cheiram a planta e esfregam-se contra ela com grande deleite. A valeriana é muito util em casos psicossomáticas, nervosismo ou stress.
Ela cresce espontaneamente nas orlas dos bosques, prados úmidos e margens dos rios da Europa. Naturalizada na América do Norte e na região mais meridional do continente americano. A Valeriana - valeriana officinalis L - é uma planta herbácea da família das Valerianaceas, de caule eretos e flores pequenas e rosadas. A parte utilizadas na fitoterapia são a raizes e o rizoma. Em Portugal é conhecida também como valeriana-menor, valeriana-silvestre; na Espanha como hierba de los gatos; na França valériane e English valerian ou valerian na Inglaterra.

valeriana officinalis L
Esta planta é usada teurapêuticamente desde o Renascimento, quando se descobriu a sua propriedade de evitar os ataques epilépticos. Tem efeitos tranquilizantes, sedativos, soníferos, analgésicos, antiespasmódicos e anticonvulsivantes. Produz uma sedação de todo o sistema nervoso central e vegetativo, diminuindo a ansiedade. Também diminui a pressão arterial. A sua ação é semelhante à dos fármacos tranquilizantes maiores ou  (fenotiazinas e derivados), mas sem nenhum dos efeitos tóxicos destes. É , através de infusão ou maceração das raízes, indicada:
- no combate à ansiedade, neurose de angústia, neurastenia ou irritabilidade, dores de cabeça, palpitações, arritmias, hipertensão arterial essencial (a que não tem causa orgânica), tremores, estômago afetado por nervosismo, cólon irritável e outras doenças psicossomáticas. Por sua ação sonífera, combinando-se a infusão com um banho da planta antes de deitar, obtém-se ótimos resultados. A valeriana combate também a asma por conta de sua ação espasmódica e sedativa, evitando o espasmo dos brônquios
que, juntamente com o edema da mucosa, é um dos fatores causadores da asma.

Fonte: Enc. plantas medicinais; http://www.clarocet.com/referencelibrary/valerian/safety.htm

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Frutas Exóticas - Mangaba - Hancornia speciosa

Ela vegeta esponteamente em regiões diversas do Brasil de onde é nativa, e pelos indios  é conhecida como tembiú-catu - "coisa boa de comer". É também conhecida na França como Caoutcouc de Pernambuc. Conheci essa deliciosa frutinha ainda na minha infância, pois sendo a  preferida de minha mãe,  vez por outra meu pai a  trazia  de  suas muitas viagens à Recife. Foi assim que conheci a Mangaba.

A mangabeira - Hancornia speciosa Muell - abunda nas regiões de cerrado brasileiro, que representava a 25% do nosso território, dando espaço agora aos famigerados pastos. Os estados da Paraiba, Bahia e Sergipe destacam-se como os maiores produtores. A planta alcança 5 a 6 metros de altura, e suas folhas são lanceoladas e suas flores - vão de setembro a novembro - são brancas  com cheiro suave. Do tronco , de casca rugosa e áspera,  e das folhas da mangabeira, extrai-se um látex usado na indústria. A madeira do tronco  é usada na fabricação de móveis e também para lenha.
flor e fruto da Mangaba, foto de

O fruto tem cêrca de 6 cm - são bagas colhidas ao chão  e ocorrem de setembro a março -  é muito viscoso quando verde, contendo um suco leitoso que quase embriaga e pode matar; a polpa é branca, fibrosa e recobre sementes cerca de 15 circulares. Quando maduro, o fruto tem casca amarelada com estrias vermelhas, é aromático, delicado, tem ótimo sabor mesmo sendo ainda um pouco viscoso. Sua polpa  é consumida ao natural ou é utilizada para o preparo de geléias, doces em calda, compotas, sorvetes, sucos, refrescos, picolés, licores, vinho e xaropes. É também preparada seca, como "passa" de mangaba.

A Mangaba tem ação digestiva e laxante. É fonte de protéinas, cálcio, fósforo, ferro, e vitaminas A, B e C. Na medicina caseira, o suco leitoso é usado para tratamento de tuberculose e úlceras.                                                             
A lenda da Mangaba


Conta a lenda que um índio muito corajoso chamado Diaí , lutou inúmeras vezes para defender a natureza e protegeu principalmente a seringueira que os homens brancos estavam destruindo.Numa dessas lutas foi ferido e morreu, sendo abençoado pela Lua.

Do seu coração brotou a mangabeira que se tornou uma árvore sagrada para os índios, dando frutos doces e polpudos, cujo leite se parece com o látex. Um dia uma jovem índia chamada Ytaciara estava desesperada para salvar Koara , seu grande amor, que estava para morrer. Uma velha índia ensinou Ytaciara a preparar um chá da folha da mangabeira para o seu amado.
Ao tomar o chá, Koara sobreviveu e todos conheceram o poder de cura da planta.1
Fontes: 1 - http://www.humaita-am.com; Seagri; foto de Fernando Tatagiba

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Afinal, café faz bem?

Em uma matéria publicada no site da BBC, a italiana especialista em dietas Chiara Trombetti, da clínica Humanitas Gavazzeni da  cidade de Bergamo, no norte da Itália, diz que o "café é bom para a saúde e que, quanto mais forte, melhor".


Segundo Chiara, o café contém antioxidantes e taninos, que são substâncias que fariam bem para o coração e para as artérias. Mas não é só: ela diz que o café também alivia dores de cabeça, ajuda a evitar problemas de fígado como a cirrose, ajuda a melhorar a circulação no coração e reduz o risco de ataques de asma. A especialista recomenda que as pessoas tomem um expresso, em vez do café instantâneo, para desfrutar dos 'efeitos mais benéficos da bebida'. Em seguida, ela mesma enumera as contra-indicações:

- Beber café demais pode aumentar o nervosismo e os batimentos cardíacos, além de desencadear tremores nas mãos; Mulheres grávidas, pessoas com problemas cardíacos e com úlceras estomacais são geralmente aconselhadas a não tomar a bebida, e, mesmo para as pessoas que não se encaixam nessas categorias, Chiara não aconselha mais do que quatro xícaras por dia. [1]

café
Então, tomar café é bom ou não é?

No século XVI, os árabes difundiram a infusão do café. Atualmente,  "Os EUA são o maior consumidor de café do mundo, com cerca  de 567 milhões de quilogramas vendidos em supermercados, e mais 272,2 milhões em cafés".[2] Segundo o Dr J.Pamplona o "consumo habitual produz dependencia fisica e psíquica (necessidade de continuar consumindo) e efeitos tóxicos pelo que é considerado uma droga. À semelhança do que se passa com outras drogas, por exemplo, o ópio, o seu princípio ativo (a cafeína) pode ser útil para o tratamento de certas doenças. No entanto, o seu consumo habitual provoca dependência e em muitos casos, diversos problemas de saúde"[3].

A cafeína é um alcalóide do grupo das xantinas, quimicamente muito semelhante à purina e ao ácido úrico e responsável pela maior parte dos efeitos do café, que são:

- Sobre o sistema nervoso - estimulante: após a ingestão de cafeína, podem-se fazer maiores esforços intelectuais. no entanto a capacidade de reter e assimilar o que se aprende diminui. Uma xícara de café não contém nenuma das substancias nutritivas de que o cérebro necessita para o seu funcionamento adquado,c omo por exemplo a glicose, as vitaminas do grupo B, a lecitina ou os sais minerais(fósforo, cálcio, etc). O café excita, mas não alimenta, e em doses elevadas irrita e esgota o sistema nervoso.

- Sobre o Aparelo Circulatório: produz um aumento da força contrátil do coração e um ligeiro aumento  da pressão arterial. Ora, á que ter em conta que doses repetidas produzem irritabilidade no músculo caríaco, que se manifesta por taquicardia e arritmias. A cafeína, ao aumentar o nivel de adrenalina no sangue, e
um fator que predispõe aos ataques cardíacos.

- Sobre o AparelhoRespiratório: produz um aumento da secreção de sucos gástricos, o que pode facilitar a digestão, mas também provocar acidez excessiva, gastrite  e favorecer o aparecimento de ulcera gastroduodenal, assim como colite, devido a ação irritange do oleo essencial contido no café. O fígado,do mesmo modo, sofre uma sobrecarga quando se ingere café habitualmente.

- O seu uso habitual: está relacionado com o câncer da bexiga, do pâncreas e do cólon,  e também com o aumento do colesterol no sangue.

Quando pode ser usado como medicamento -  excepcionalmente nos seguintes casos, desde que não disponhamos de outros tratamentos com menos efeitos secundários:

- Intoxicação alcoólica aguda : o café pode neutralizar, ainda que de modo incompleto, os efeitos depressivos do alcool sobre o sistema nervoso. Pode-se usar como remédio caseiro para "despertar" parcialmente alguém que se tenha intoxicado com bebidas alcoolicas. Um tratamento adequado da intoxicação etílica requer, entre outras coisas, grandes doses de vitaminas do complexo B, que não existe no café.

Lipotimia  (desmaio) desfalecimento por esgotamento físico efadiga (por infusão dos grãos verdes ou torrados) o café pode proporcionar um estímjulo provisório,e embora em nenum caso seja curativo. Deve-se aplicar o tratamento adequado para estes casos.

Cefaléia  - enxaquecas, congestão cerebral por gripe ou afecções catarrais, febre - o café  "descarrega" a cabeça e produz um alivio subjetivo dos incômodos da gripe. Netes casos, o verdadeiro tratamento consiste em aplicar os agentes naturais, que estimulam as defesas e orgânicas e têm uma ação preventiva.

O uso do café está contra-indicado nos seguintes casos: úlcera gastroduodenal) colite, nervosismo, hipertensão, cardiopatias, arritmias, gôta, gastrite, pirose (acidez do estômago), gravidez e lactação.

Fontes:
[1]http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2004/03/040307_caferg.shtml
[2]http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?mat=5471&tipo=ler
[3]Enc. das plantas medicinais, pag. 178
[4]Crédito da foto: Tobias Schwaz / Reuters

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Jasmim da Índia: bela e medicinal

quisqualis
A Quisqualis indica também conhecida com madressilva chinesa (Creeper Rangun) pertence à família das combretáceas. É uma trepadeira lenhosa de floração bastante decorativa, pois  as flores mudam de cor passando de branco a vermelho escuro com suave perfume. Pode ser encontrada em muitas outras partes do mundo, sendo muito usada  como ornamental. Outros nomes para a planta incluem quiscual (em espanhol), niyog-niyogan (em filipino), Madhu Malti ou Madhumalti (em Hindi), Radha Manoharam (em Telugu). Ela é muito encontrada em matas ou florestas secundárias das Filipinas, Índia e Malásia, muito cultivada e naturalizada em áreas tropicais. . É utilizada para plantio em cercas, alambrados e maciços. Pode ser mantida como arbusto através de podas. Florescem no verão e no outono.

A planta é muito usada na  medicina tradicional, onde a decocção da raiz, sementes ou os frutos podem ser usados como antihelmintico ou para aliviar a diarréia. A decocção de frutas também pode ser usado para gargarejo.  Os frutos também são utilizadas para combater a nefrite.  As folhas podem ser usadas para aliviar a dor causada por febre e também aliviar os furúnculos. As raízes  são usados para tratar o reumatismo.

As sementes desta e de uma outra planta, a  Quisqualis chinensis, contem o ácido químico Quisquálico, que é um agente  receptor de AMPA, uma espécie de receptores de glutamato no cérebro.
 fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Quisqualis_indica

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Frutas Exóticas - Pindaueua - Duguetia marcgraviana

pindaueua,pindaúva
Seu nome em tupi-guarani significa "arvore dos caniços", e habita as florestas da mata atlântica que vai de Minas ao Rio Grande do Sul.

Da família das anonaceas, a Pindaueua ou Pindaúva (Duguetia marcgraviana Mart.), é uma árvore que pode atingir até 25 metros de altura, sendo muito popular nos estados do Norte do país, particularmente o Pará.  "As folhas são simples, perenes, com perfume característico e o ápice da folha tem ponta longa como o próprio nome cientifico indica. As flores tem três sépalas verdes e 5 pétalas rosadas."[1]

O fruto é amarelo-acastanhado, com cerca de 10 cm de diâmetro. Sua polpa tem um gosto muito agradável, sendo consumida ao natural ou como refresco. Também conhecida como Biribá-de-pernambuco, Biribá-verdadeiro, Jaca-de-pobre. Suas folhas e as raízes são usadas na medicina popular para combater a verminose.
Fonte: [1]- http://frutasraras.sites.uol.com.br/duguetialanceolata.htm; crédito da foto http://mudascoelho.com.br/frutiferas/pindaiva.jpg

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Os frutos do carvalho

carvalho
No post de sexta-feira última, é dito ser o Carvalho,  uma árvore muito robusta, absorvendo bem tempestades e temporais. Uma particularidade do carvalho que desconhecia, e que também é uma caracteristica de outras plantas tais como o Azinheiro, o Sobreiro (árvores típicas da Europa), da mesma família botânica (fagaceas), são as bolotas, seus frutos que nascem de longos pecíolos dos ramos. Aliás, falando em  bolotas, descobri um sitio (veja no final do post) muito interessante que trata bem pormenorizadamente como distinguir as diversas espécies de carvalhos e de bolotas.
Mas voltando às bolotas do carvalho, durante séculos  elas foram o alimento básico de povos da Península Ibérica. Sobre o consumo de alimentos na alta idade média, até os séculos VIII  e IX  " ... a desnutrição crônica quase não existia e as doenças provocadas por carências alimentares  eram raras. As crises de fome também foram menos freqüentes que em outras épocas, devido à variedade de fontes: em épocas de escassez, recorria-se, por exemplo, a pães feitos com ingredientes colhidos nos prados ou nos bosques, como ervas, frutas, bolotas de carvalho etc."  www.wikia.com

Existem tipos de bolotas doces, ainda mais saborosas do que as castanhas que também podem se comer assadas. As bolotas contém taninos que atuam sobre tecidos inflamados, secando-os a medida que são substituídos por tecido são. Possuem também propriedades antiinflamatórias, analgésicas e por sua ação hemostática detêm pequenas hemorragias. Além dos taninos, as bolotas são ricas em hidratos de carbono de grande valor nutritivo.  As bolotas e as cascas do carvalho servem também para combater as afecções da boca e garganta através de bochechos e gargarejos, aliviando o ardor e a coceira proveniente das inflamações da mucosa bucal e da garganta. Conjuntivite, frieiras, hemorróidas, eczemas são também outras doenças combatidas pelo uso da casca do carvalho.
Compressas quentes com a decocção da casca do carvalho tem efeito antiinflamatório e anti-reumático para acalmar dores "osteomusculares ou articulares na região cervical, dorsal ou lombar, da mesma forma que nas coxas e pernas. Os reumáticos e doentes de artrose serão beneficiados pelo uso dos fomentos de Carvalho."[1]

Fonte: [1] Enc. das Plantas Medicinais; Clique para saber mais sobre bolotas e como distinguir as espécies de Carvalho.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Como o Carvalho

Todas as vezes que observamos problemas em nossa vida, observamos o quanto somos frágeis. As alegrias se vão, e só fica a verdade de que somos impotentes para lidar com adversidades que surgem no decorrer de nossa existência. Deus nos deixa lições interessantes em sua criação para nos mostrar o contrário, que o homem foi criado forte e que essa força é sempre adquirida e absorvida dessas situações adversas.

Você conhece uma árvore chamada carvalho? Pois é, essa árvore é usada pelos botânicos e geólogos como um medidor de catástrofes naturais do ambiente. Quando querem saber o índice de temporais e tempestades ocorridas numa determinada floresta, eles observam logo o carvalho (existindo no local, é claro) que naturalmente é a árvore que mais absorve as consequencias de temporais. Quanto mais temporais e tempestades o carvalho enfrenta mais forte ele fica! Suas raízes naturalmente se aprofundam na terra e seu caule se torna mais robusto, sendo impossível uma tempestade arrancá-lo do solo ou derrubá-lo.

Mas não pense que os cientistas precisam fazer essas análises todas para saber isso! Basta apenas eles olharem para o carvalho.  Por absorver as consequencias das tempestades, a robusta árvore assume uma aparência disforme, como se realmente tivesse feito muita força.

Muitas vezes uma aparência triste!
Cada tempestade para um carvalho é mais um desafio a ser vencido e não uma ameaça! Numa grande tempestade, muitas árvores são arrancadas mas o carvalho permanece firme! Assim somos nós Devemos tirar proveito das situaçoes contrárias à nossa vida e ficar mais fortes. Um pouco marcados. Muitas vezes com aparência abatida, mas fortes!!!
 Com raízes bem firmes e profundas na terra. Podemos com isso compreender o que o nosso Pai maravilhoso quis nos ensinar, quando disse que podemos todas as coisas naquele que nos fortalece.  Por isso, quando olhar pela janela  o lindo alvorecer, lembre-se de que não há temor com os infortúnios do dia, porque Deus está consigo! Ele o protegerá. Se voce está passando por lutas muito grandes por estes dias, pense que (como o carvalho) ... é só mais uma tempestade que o tornará mais forte.


Fonte: edson capixaba - site http://recantodasletras.uol.com.br/mensagensreligiosas/1597132
crédito da imagem http://www.arbolesornamentales.com/Quercusrobur.jpg

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Frutas Exóticas - Açaí - Euterpe oleracea


Ela se  desenvolve próxima aos ribeirões, rios, igapós, várzeas e nas matas de terra firme, principalmente nos estados do Pará, Amapá, Maranhão, Tocantins, nas Guianas e na Venezuela. Atualmente é um coqueluche nos EUA onde é conhecido como "Amazon açai" .  É a principal fonte de matéria-prima para a agroindústria de palmito   no Brasil.

O açaizeiro, Euterpe oleracea, da família das Arecáceas é uma planta de onde se aproveita praticamente tudo. O caule é usado para assoalho, forro em barracões, lenha, construção de cercas, pontes e currais;. palmito. As     sementes  são muito utilizadas no artesanato da região Norte.   Suas  folhas verdes servem de forragem para animais e é também muito utilizada em paisagismo. As folhas também são utilizadas no artesanato local.


Originária do Brasil, é conhecido como açaí-do-pará, palmito-açaí, jussara, açaizeiro. Na Venezuela é conhecido como Manaka. O seu caule (estipe), é liso,  roliço e longo, de cor clara, sem espinho e no topo estão as folhas. Na bainha da folha que envolve o topo do caule se encontra o palmito. A planta se desenvolve e produz bem em regiões de clima quente, solo com boa disponibilidadede água , boa precipitação, não tolerando geadas. Se propaga através de sementes (mais eficiente) ou  por divisão das touceiras.



açaizeiro


Dos frutos do açaizeiro é extraído o vinho, polpa ou simplesmente açaí, como   é conhecido na região, e em todo o país. O melhor vinho é produzido das frutas amadurecidas na época da chuva - de julho a dezembro. O     açaí pode ser consumido em forma de  sucos, doces, sorvetes e     geléias. É  muito consumido  na tigela, onde a polpa é     acompanhada de frutas e até mesmo de outros alimentos.

Na região     amazônica, a polpa do açaí é muito consumida com farinha de mandioca ou     tapioca. É rica em proteínas, zinco,  fibras, lipídeos, vitaminas C, B1 e B2, ferro, cálcio e fósforo. Dentre os principios ativos encontrados no açaí, destacam-se as antocianinas e os flavonóides.  O açaí é  um antioxidante natural que atua na eliminação dos radicais livres.


Até a década de 1980, o palmito retirado de açaí era a principal fonte de renda dos ribeirinhos do baixo Amazonas e de outros estados brasileiros produtores.
Embora em cada touceira tenha várias plantas, a retirada de cada palmito significa o corte de uma planta. Estudos mostraram que a exploração predatória e sem um manejo adequado de corte provocavam danos no desenvolvimento das plantas e na sua frutificação. A partir daí, além do manejo adequado para a exploração do palmito e incentivo para novos plantios, a exploração comercial de frutos passou a ser prioritária. Estima-se que produza 10 a 12 toneladas de frutos por hectare com densidade de 400 plantas. São necessários de 2,5 quilos de frutos maduros para a produção de um litro de suco de açaí. Hoje, a polpa congelada é encontrada nas grandes cidades brasileiras, principalmente nas casas especializadasem sucos naturais, nos restaurantes e nas quitandas.- Globo Rural

Crédito da foto: amazonlink.org

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Uma bromélia que cura, alimenta e enfeita!

bromélia caraguatá
Originária da América Central, é encontrada no Brasil da Bahia até o  Rio Grande do Sul. Apresenta características medicinais, alimentícias e ornamentais.
No pantanal vegeta a Bromelia Balansae Mez., de frutos ácidos e comestíveis.
O Caraguatá, Bromelia Antiacantha  Bertol. , é também conhecida como gravatá, caraguatá, bananinha-do-mato. É uma herbácea com folhas em roseta e muitos espinhos. Floresce de setembro a janeiro e seus frutos são bagas agrupadas em cacho. Desenvolve-se bem em ambientes úmidos das florestas, restinga e da vegetação secundaria.
Na medicina popular  é utilizada na forma de xarope, chás ou maceradas, como antihelmíntica, antitussígena e no tratamento de cálculos renais.[1] O chá dos frutos maduros da Bromelia antiacantha é também usado tradicionalmente para tratar desordens respiratórias,  ulceras de pele e boca.[2]  Para ver o fruto do Caraguatá, clique aqui.


[1] http://seshat.unipar.br/trabalho/estudo-fitoquimico-e-avaliacao-das-atividades-biologicas-de-bromelia-antiacantha-bertol-bromeliaceae/; [2] http://www.painel.med.br/rss/index.pl?C=A&V=6261636B55726C3D26663D32333831266163743D73686F774974656D26693D34313639343131;
[3] crédito da imagem www.brazilplants.com

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Doe

Hoje não quero falar de plantas. Não quero e não vou. Meu coração se recusa, e revoltado chora.  Não só por Aline que nos deixou na quarta-feira última, ou Leticia  minha primeira neta há 5 anos atras, mas por todas as Leticias, Alines e todas as outras pessoas que ainda sofrerão com a leucemia. 


Para Leticia e para Aline a luta terminou, mas ainda existem 9540 novos casos previstos no país. Então, ajuda se faz  necessária. Não com dinheiro, mas com sua solidariedade. Cadastre-se no Redome. Se voce for compativel pode salvar mais uma Aline ou uma Leticia.

A leucemia é uma doença  maligna dos glóbulos brancos (leucócitos) de origem, na maioria das vezes, não conhecida.e se caracteríza pelo acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sangüineas normais. Os principais sintomas da leucemia decorrem do acúmulo dessas células na medula óssea, prejudicando ou impedindo a produção dos glóbulos vermelhos (causando anemia), dos glóbulos brancos (causando infecções) e das plaquetas (causando hemorragias).Depois de instalada, a doença progride  rapidamente, exigindo com isso que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico e a classificação da leucemia.
PALESTRA AO VIVO SOBRE LEUCEMIA -

Palestra com: Dr. Celso Arrais - Médico hematologista do Serviço de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do Hospital Sírio Libanês
6/11 -  Horário: 14h30 às 17h30


Mais sobre leucemia: INCA
Estimativas e indicadores
Saiba mais sobre transplante de medula
Doe Medula - Twitter
Ajuda e orientação: Abrale- Associação Brasileira de Leucemia e Linfoma

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O nosso Cupuaçú

cupuaçú
Árvore nativa da floresta Amazônica, encontrado principalmente no estado do Pará, alcança uma média de 10 a 15 m de altura, havendo exemplares relatados com até 20 m. Pode vegetar durante 80 anos. Suas folhas são longas e apresentam uma aparência ferruginosa na face inferior. Suas flores e seus frutos se formam a partir do caule - grudados nos galhos - sendo suas flores muito grandes num tom vermelho-arroxeado.

O Cupuaçuzeiro  (Theobroma L.) floresce de junho a setembro e frutifica de novembro a maio. O fruto (baga) pode pesar até 3 kg, tem uma polpa esbranquiçada, ácida com forte odor. É colhido no chão - 4 a 5  meses após a floração. Em geral é consumida em forma de doces e compotas, sucos, sorvetes, refrescos, musses, geléias, etc. É também conhecido como cupuassu, pupuaçu, cupu e suas variedades - Cupuaçu-mamorana, Cupuaçu-mamau, Cupuaçu-redondo - são agrupadas a partir do formato dos frutos. É rica em proteínas, calcio, ferro, f´ósforo, vitaminas A, C, B1 e B2. A casca cupuaçú pode ser usada como adubo orgânico e também como ração animal.

Uso Medicinal
"Há diversos estudos científicos, tanto no Brasil quanto no exterior, que utilizam as sementes do cupuaçu e sua polpa para tratar doenças no trato gastro-intestinal. Essas pesquisas apontam também o uso do cupuaçu como antioxidante e base para desenvolvimento de produtos de beleza."-wiki

Cupulate - Invenção da EMBRAPA

Documentos, recortes de jornais e publicações não deixam dúvida: a Embrapa Amazônia Oriental foi o primeiro a desenvolver o produto, há 17 anos. Chocolate de cupuaçu e não de cacau já é realidade na Amazônia há muitos anos. Após o despolpamento da fruta, o que até então era um subproduto sem nenhum valor, está se transformando no produto batizado de cupulate. Parte da produção de sementes do Pará, o maior produtor de cupuaçu do Brasil, já não vai para o lixo ou compor a ração de suínos. O Estado do Amazonas tem adquirido, anualmente, 40 toneladas de sementes para abastecer a Chocam, empresa que produz cupulate e que tem sede em Manaus .
O produto há 17 anos foi disponibilizado pela Embrapa Amazônia Oriental, órgão do Ministério da Agricultura e do Abastecimento que tem sede em Belém e há 12 está patenteado junto ao Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo, no Instituto Nacional de Propriedade Intectual (INPI).
O cupulate, como explica a pesquisadora responsável pela tecnologia, Raimunda Fátima Ribeiro de Nazaré, é resultado da industrialização das sementes do cupuaçu, fruteira tipicamente amazônica, que pertence ao mesmo gênero do cacau (ambos são Theobroma). As sementes, matéria-prima do cupulate, são ricas em lipídios, proteínas e calorias e depois de fermentadas, torradas e moídas geram um produto, que garantem os especialistas, não deixa nada a desejar ao chocolate tradicional, com composição química e nutricional bem semelhantes. A diferença fica por conta do teor de manteiga que é ligeiramente superior ao do produto de cacau.
Em 1983, a pesquisadora iniciou os estudos concluídos dois anos depois e em 1990, o Boletim de Pesquisa nº 108,editado pela Embrapa-Cpatu e o pedido de reserva de patente de processo e produto junto ao Ministério da Justiça/Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) (Nº PI 9003739), oficializaram a tecnologia. Periodicamente, a Embrapa efetua o pagamento das taxas de manutenção dessa patente.
Estimativas apontam 1.289 hectares plantados com cupuaçuzeiros adultos no Pará e uma produção estimada em 6.453.000 frutos, o que corresponde a 1.807 toneladas de polpa. A quantidade de semente produzida, porém, não consta dos levantamentos oficiais. - Texto:Ruth Rendeiro, jornalista da Embrapa Amazônia Oriental. Originalmente publicado EM 1999 no Jornal do Trópico Úmido - http://www.amazonlink.org/biopirataria/cupulate.htm - cupulate

Em 2008, o Presidente Lula sancionou a  lei - Lei n.º 11.675 - que declara a fruta legitimamente brasileira.

Fonte adicionais sobre Cupuaçú - http://www.amazonlink.org/biopirataria/cupuacu.htm;
Crédito da imagem: http://www.amazonlink.org/biopirataria/recursos_biologicos/cupuacu_arvore.jpg

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Aniversário do Blog e mais selinhos!



Glitter Photos
Glitterfy.com - Glitter Gráficos
Parabéns Edilza!! Sucesso pra o Blog!!!

Nesse primeiro aniversario do blog, recebi um lindo selo comemorativo feito pela querida amiga Etelvina do blog Eterno Aprendiz. Agradeço de coração por esse selinho e aproveito a oportunidade para desejar a todos os amigos que tem me alegrado com sua presença e sua amizade,  muita paz e muita saúde.

Um agradecimento especial às amigas Fátima  Zanin do blog  Belani-r Contos e comentários ; Clara gomes do blog Oficina da Estética, Soninha a amiga mais recente amiga do blog Reino da Fantasia. Aproveito também para agradecer novos selos recebidos:

1-  da amiga Soninha, que repasso para as amigas:
 Fátima Zanin ;Clara Gomes; Estela ; Nanda Nogueira; AndreaBárbara Bastos; Dilean de Bragança ; Sandra Barreto.   As amigas indicadas devem relacionar oito caracteristicas pessoais. Bem, dito isso, descrevo algumas: Sou apaixonada pela minha família; sou amiga sincera; aprecio ajudar; detesto fofocas; sou paciente, amo meu país; amo o mar; amo minhas plantas.



2- Da amiga Josy do blog Banana com Farinha o selinho Flor, Magia e Encanto, que repasso as amigas: Liliam Brusque  ;  Andrea; Soninha;
Edilene; Rosangela, Rosemery Quintas.



3- Da amiga Rosemery Quintas o selo excellent que repasso para Etelvina do blog Eterno Aprendiz.

domingo, 1 de novembro de 2009

Aniversário do Blog



Saúde pelas Plantas completou ontem um  ano. Uma jornada nova, emocionante e mesmo desafiadora para mim. Sou grata por todos os amigos que aqui estiveram prestigiando-me com sua presença, seus comentários e seu carinho.