segunda-feira, 10 de maio de 2010

Ação diurética das plantas

As plantas diuréticas aumentam a produção e o volume de urina. Elas não somente aumentam a eliminação de água como  também favorecem a eliminação de diversas substâncias residuais contidas na urina. Essas plantas apresentam uma ou várias das seguintes ações medicinais:


Natriurética ou diurética sódica: quando facilitam principalmente a eliminação de sais sódicos como cloreto de sódio (sal comum). São ricas em potássio e, especialmente recomendadas no combate à  Hipertensão arterial, edemas, afecções cardíacas e curas de emagrecimento (dieta associada a tratamentos naturais). As vagens do feijoeiro são diuréticas de ação natriuréticas e uricosúrica. São muito eficazes em casos de edemas por insuficiência cardíaca ou renal e na retenção de líquidos que se produz nos dias anteriores à menstruação. São também utilizadas em casos de diabetes, pois reduzem o nível de glicose no sangue.

A cenoura, o visco, a cebola, a pulmonária, a alcachofra, a fumária, o ananás, a macã, a pitanga, a piteira, o cardo-penteador, a parietária, o milho, o aspargo, a bardana e cavalinha são alguns outros exemplos de plantas natriuréticas.

Quando aumentam a eliminação de água e de diversos cloretos, tais como os cloretos de sódio, de potássio e amônio, tais plantas recebem a denominação de plantas Clorúricas. São exemplos o cafeeiro, o gálio, o dente-de-leão, o ananás, o aipo, a urva-ursina, a bétula e a sete-sangrias.


Uricossúrica ou diurética úrica:  Atuam na eliminação do ácido úrico pela urina. São empregadas como depurativas em caso de gota ou artritismo. Alguns exemplos: dente-de-leão, cardo-santo, piteira, bétula, cardo-penteador, morango, zimbro, etc.


Diurética uréica:  facilitam especialmente a eliminação de uréia, que ao lado do ácido úrico, é um dos resíduos tóxicos do metabolismo das proteínas.  Exemplos: cana-do-reino e barosma, são dois exemplos.


Oxálica e fosfatúrica: quando favorecem principalmente a eliminação, pela urina, de oxalatos e fosfatos, respectivamente, que costumam ser os causadores dos cálculos renais. A alcachofra, a bétula e o cardo-corredor são bons exemplos.
a é borragem um excelente diurético e depurativo do sangue
 O suco fresco das folhas de borragem antes da floração é um excelente diurético e depurativo do sangue. Sua ação se dá através da eliminação de numerosas substâncias residuais e impurezas que circulam dissolvidas no sangue, especificamente em caso de doenças infecciosas.

Fonte: Enc. P. Medicinais, 556

2 comentários:

  1. Amiga Edilza:

    Seu blog é muito lindo!

    Não sei se cheguei atrasado, mas indiquei você para o SUNSHINE AWARD. Passe, por favor no meu blog, confira, e copie o selo!

    Um abração...

    ResponderExcluir